quinta-feira, 19 de julho de 2012

O engano incomodo da crença ...




"Qualquer novo conhecimento provoca dissoluções e novas integrações"
(Hugo Hofmannsthal - Livro dos Amigos).



É engraçado como nós fomos condicionados a ser arrogantes e prepotentes sem a mínima consciênica disso. A "fé" cega está nos extremos: A religião doutrina os crentes e a ciência doutrina os céticos. Uma guerra sem acordo.

"Considero a religião como um brinquedo infantil e acho que o único pecado é a ignorância" - (Christopher Marlowe).

O científico cético afirma que só pode acreditar naquilo que a "ciência" pode provar. O religioso, coitado, acredita naquilo que lhe convém de acordo com sua necessidade de acreditar em algo conveniente. Ambos, presas fáceis de quem as criou (religião e ciência).

 "A ciência serve para nos dar uma ideia de quão extensa é a nossa ignorância". - (Félicité Robert de Lamennais).

Está óbvio que nem um nem outro tem uma visão holística sobre tudo o que nos cerca. Tem gente que gosta de misturar tudo e "mistificar" os termos sem conhecê-los. Holismo vem de Holos em grego, que significa: "inteiro ou todo". Por tanto, uma visão holística é uma visão que procura abranger o todo SEM excluir nada. Uma mente aberta não significa crer em tudo que vê ou ouve. Significa apenas estar aberto ao NOVO. Ou seja, não descartar as possibilidades das quais "fogem" da nossa superficial compreenção "instantânea" das coisas. Isso te torna ápto a aceitar novas possibilidades e romper crenças e padrões. Resumindo: Isso te torna FLEXÍVEL!

Quando um religioso fervoroso se depara com alguma evidencia de algo diferente ao que crê, seus argumentos são baseados em sua fé, ou seja, naquilo que aprendeu de sua doutrina religiosa.

Já um científico cético ao se deparar com alguma evidencia que se "choca" com sua crença, muitas vezes, ele as "joga pra debaixo do tapete", simplesmente porque "aquilo" é inconveniente aos padrões da sua ciência ortodoxa. Ou seja, não muda muito da religião. Em outras ocasiões, eles NEGAM fervorosamente, o que caracteriza como uma fuga.

Pra quem segue uma dessas "doutrinas" (religião ou ciência ortodoxa), romper um de seus padrões, se torna algo "DOLOROSO".

A ciência ortodoxa estabeleceu limites ao mundo "físico", e ponto final.

A religião estabeleceu que o que não pode ser explicado, só pode ser algo de "deus". Quer dizer, eles se auto-limitam, dando a possibilidade deles próprios aprenderem com aquilo, transformando-o em algo inalcançável.

Podemos então perceber que de fato ambos possuem uma visão BLOQUEADA, limitada.

A ciência deveria agir de acordo com o que seu nome significa: "CONHECIMENTO", e para se adquirir conhecimento, não podemos criar barreiras que nos impeçam de conhecer algo novo.

A religião apenas deveria aceitar a ciência como um aliado, e assim poder ampliar o conhecimento e consequentemente romper suas barreiras.

INFORMAÇÃO É APENAS INFORMAÇÃO! O incessante mal-hábito de julgar, no qual fomos condicionados, nos leva a nossas "crenças e descrenças", ou seja, à nossa plena "AUTO-CONFUSÃO".

Negar o evidente, estando diante dele é negar sua própria natureza, de um SER ápto a CONHECER sem nenhuma imposição de limites.

Rompa suas barreiras e apenas permita-se OBSERVAR com mais atenção aquilo que "foge" à sua compreenção. Procure mais de uma resposta e não aceite qualquer uma também. Assim, você não estará negando sua natureza conhecedora e desvendadora.

Estamos REPLETOS de evidencias misturadas com "desinformação", o que gera uma grande confusão àqueles polarizados pelas religiões e/ou pela doutrina científica.

Se você se permitir pesquisar "os porquês" de tudo ser tão confuso, você chegará a um ponto em que não poderrá negar que esta confusão é proposital. Você perceberá que o sistema é confuso porque ele foi feito para ser confuso. Porque, assim é fácil manipular opiniões polarizadas e estabelecer os limites das crenças. Assim é fácil tornar a maioria das pessoas DEPENDENTES de um sistema complexo e desagregador de crenças.

Se você é incapaz de entender o que estou dizendo, recomendo que comece logo a prestar mais atenção ao que você se propôs como crença. Se você se nega a tentar entender o que quero dizer, sinto muito. Permaneça então em seu mundo fechado e continue acreditando naquilo que lhe convém. Tapar o sol com a peneira só vai te manter no mesmo lugar.

Deixo esse vídeo como amostra de mais um conjunto de EVIDENCIAS incomodas aos que preferem simplesmente negar ou virar a cara.



"No Egito, as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras". - (Jacques Bossuet).


18 comentários:

  1. Olá Rodrigo, boa noite!
    perfeito o texto.. concordo com tudo!deveríamos todos agir desse modo. sempre buscar o conhecimento(tomar conhecimento de algo na prática) sem perder o sentido espiritual do religar-se a algo superior ao nosso atual estado humano (digo isto porque nao sou prepotente achando que nós seres humanos somos o únicos do universo ).
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. (...) Está óbvio que nem um nem outro tem uma visão holística sobre tudo o que nos cerca. Tem gente que gosta de misturar tudo e "mistificar" os termos sem conhecê-los. Holismo vem de Holos em grego, que significa: "inteiro ou todo". Por tanto, uma visão holística é uma visão que procura abranger o todo SEM excluir nada. Uma mente aberta não significa crer em tudo que vê ou ouve. Significa apenas estar aberto ao NOVO. Ou seja, não descartar as possibilidades das quais "fogem" da nossa superficial compreenção "instantânea" das coisas. Isso te torna ápto a aceitar novas possibilidades e romper crenças e padrões. Resumindo: Isso te torna FLEXÍVEL!(...)

    Gostei..rsrs...é assim que sempre pensei...

    Valeu

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. oi Universo Holístico... é muito bom e importante encontrar gente que entende a mensagem dos textos... isso não tem preço... valew!!!

    abração!

    ==================================

    fala Marcos Rizzatti... é por ai!... obrigado pelo interesse na leitura.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. ola!! otimo post aprendo muito com seu blog , obrigado,

    ResponderExcluir
  5. Oi Rodrigo!Me diz uma coisa,vc acha q esse vídeo vem reforçar a teoria de que o que acontece no planeta terra não é natural e cíclico e sim quase sempre provocado,feito deliberadamente para preencher as profecias.Pode talvez direcionar os ciclos de impulsos evolutivos?Mas sempre de forma conduzida,senão
    para estes,outros intuitos que beneficiem terceiros?O que vc intui?

    ResponderExcluir
  6. oi Dryca... que bom saber disso... obrigado!

    =======================================

    oi Sucris... bom, o que é cíclico no universo, deduzo que seja sim natural... há obviamente intervenções que geram eventos provocados. Eu acho que o universo é todo feito de pensamento e/ou o resultado de um conjunto ou pensamento coletivo que num ponto de contrai e no outro se expande...como um tórus...como na respiração: inspiração e expiração...A palavra profecia significa proferir, anunciar uma mensagem. Profeta do grego prophetes significa aquele que “expõe, fala sobre certo assunto”... ou seja, alguém que pode ao falar de um evento futuro, "implantar" uma idéia que se dissemine e tome força ao ponto de se tornar uma crença... e se se tornar uma crença em massa, se torna uma "profecia" auto-realizável... entende o que quero dizer?...

    dê uma lida nesse link pra ajudar...
    http://bloglaurabotelho.blogspot.com.br/2010/07/o-objetivo-da-profecia-apocaliptica.html

    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Oi Rodrigo !!! estava pesquisando algumas coisas e me deparei um livro totalmente sem traducao ou sem logica p muitos estudiosos a quem diga que se trate de uma brincadeira , mas o fato que olhei alguns desenhos e me surpreendi com eles, achei fantastico, . bom seria legal de repente vc postar algo sobre isso , afinal vc dee ter uma interpretacao mais precisa do que a minha que estou endando nesse caminho de descobertas recentemente ate entao vivia cega , bom... e isso , deixou a dica se caso achar de valia o nome do livro e Manuscrito Voynich , Amo seu blog passo aqui todos os dias p colher informacoes adimiro seu trabalho .

    ResponderExcluir
  8. ... E com toda esta "ciência" e estes "deuses", continuamos perdidos neste mistério. Um universo selvagem, vivo, inclassificável,incômoda sopa de porquês aos que buscam algum poder. Crentes e cientistas ortodoxos movem-se pelo medo. Querem o controle, pactuar com forças que não pactuam. Ignorantes que acreditam ter a resposta do enigma. Temos medo de existir. Grande artigo, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom Rodrigo! "Coincidência" incrível pois também pensei em escrever sobre crença nesta semana. Me identifiquei demais com a postura do Blog e quero convidar os amigos e leitores a visitarem meu blog também defende esta postura no que concerne à busca do conhecimento. Obrigado!
    Alsibar
    http://alsibar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu me refiro quando eles mexem com o sol,estão sempre avistados em cima de vulcões entrando em erupção,dilúvios,terremotos.Esses episódios acabam sempre preenchendo algum ponto de alguma profecia e podendo mudar radicalmente nossas estruturas geográficas,econômicas,sociais,etc..Nesse momento entendo que deixa de ser natural e não pertence a ordem dos eventos cíclicos que deveriam perdurar na natureza do planeta que vivemos!Mas como vc disse,tb acredito na força dessas ideias culcadas em nossas frágeis mentes que ainda não aprendemos controlar e "visionar".Manuscrito Voynich não é uma brincadeira não!Sim, porque tem muita desinformação por aí!Essa semana "por acaso" vai passar no Canal History sobre ele,vamos dar uma olhada pode ser que tenha novidade sobre.Abraço fraterno

    ResponderExcluir
  11. Interessante... Resumindo com as minhas palavras o texto: Democracia, humildade, saber ouvir o credo alheio e ser democrático nos faz aprender até mesmo com o inimigo. Tolerar o outro em amor faz bem,,, A nossa fé é formada com a nossa experiencia de vida, mas com tempo ela muda, e as vezes radicalmente; Valeu

    ResponderExcluir
  12. Rodrigo:
    Achei bom demais o seu texto, casualmente estava pensando em postar algo a respeito deste assunto.
    Você daria permissão para eu postá-lo em meu blog? Claro que com o devido crédito.
    Aguardo sua resposta.
    abraços

    ResponderExcluir
  13. olá Atena, obrigado... sim pode postá-lo sim...

    abs!

    ResponderExcluir
  14. olá Rodrigo, li alguns artigos em seu blog e procurei algo que não achei nele.
    Não sei se isso é besteira para você devido ao fato de eu estar em seu blog a apenas cerca de 4 horas, mas aí vai minha pergunta:
    Qual sua opinião, idéia sobre a lei da atração ?(existe, funciona, podemos nos beneficiar dela, pura besteira, já conheceu alguém que usou ou usa essa lei, já usou;)

    Obrigado pela atenção desde já

    Abraço =]

    Carlos

    ResponderExcluir
  15. Oi rodrigo, um amigo passou esse vídeo e achei incrível, não sei se já assistiu, é um vídeo q passarei para todos que conheço, para terem consciencia do que estamos fazendo ao mundo, bjos

    http://www.youtube.com/watch?v=0FnKyObcH2Y&feature=player_embedded

    “1 bilhão de pessoas hoje passam fome.
    20 milhões vão morrer por má nutrição.
    Se diminuirmos a carne em 10% alimentaríamos 100 milhões de pessoas.
    Elimimando a carne acabaria com a fome para sempre.”

    “Armas de destruição em massa são nossas facas e garfos.”

    ResponderExcluir
  16. valew Bell, vou ver o vídeo... obrigado!

    ===================

    Fala Carlos... bom, "lei" é uma palavra que não gosto muito. Soa meio "impositor" e livre arbítrio não combina com imposição.

    Eu vejo como energia. Pensamento é energia. O conjunto de conceitos, idéias, pensamentos moldam nossas intenções e muitas vezes, distorcidos, mascaram nossa essencia e nos fazem crer que somos o personagem. Na verdade somos consciencia em estado de experiencia... Se o que pensamos é energia, vibração, então como sons, notas musicais, nossos pensamentos se sintonizam com os de outros. Seria como se estivessemos tocando no mesmo tom... daí a idéia de que atraímos os mesmos... assim que vc pensa em algo, cria uma energia, busca uma experiencia e encontra outros que fizeram algo parecido... sincronicidade!...

    Abs

    ResponderExcluir
  17. Existe um grave engano do qual não se ousa falar.

    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/o-engano-e-os-enganados

    ResponderExcluir
  18. Muito bom tocar nesse assunto, entretanto, a crença e aqui me refiro amente que tem a tendencia a acreditar, pois o acreditar é poder tornar realidade o universo que estamos ou que acreditamos estar, a crença pode ser em um deus, ou que não exista um deus, as duas coisas são crenças! Agora quanto a realidade material que vivemos é baseadas na crença, se nãofosse assim como poderíamos afirmar que a realidade é uma ilusão, mas a ilusão é uma crença! e acreditar que é uma ilusão é outra crença! o podeer da mente ativa é a crença, sem ela como poderíamos viver? se não acreditar em nada como vai ter vida? pois se tiver fome, e vão te dizer coma algo que isso passa! e se apessoa não acreditar pode morrer de fome! E se por outro lado a pessoa acreditar que pode ficar sem alimento, apenas fazendo yoga, meditando por dias, ela vai sobreviver mais tempo! dae o poder da crença!e não me refiro apenas a crença espiritual , mas de modo geral!assim estamos, mesmo um cetico tem suas crenças, o próprio ceticismo pode ser uma crença! grande blog, grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...