segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Mudando Paradigmas na Educação



Vídeo que resume o tema "Educação nas escolas": Escancarando como somos "educados", ou eu diria "moldados".



Obrigado à Nathália Viana que postou o vídeo no Facebook.



17 comentários:

  1. Bom ,mas o grande problema que considero da educação é simples e simples: PARE COM O CONHECIMENTO GENÉRICO e robótico. Matemática deveria ser castrada e muito porque ela ensina uma teoria que não tem utilidade se não tiver um ensinamento da sua aplicação.O brasileiro quando sai da escola usa somente até equação de primeiro grau porque é o que encontra nos primeiros trabalhos podres .Parece até conspiração.Uma educação fraudada para sustentar corporações de supermercados,fast foot e shopping centers.Depois disso o resto de conhecimento genérico não tem mais utilidade para o brasileiro.A história é uma mentira.Nunca criticam o sistema.Capitalismo ,corporações é um assunto quase que completamente omitido. Inglês parece conspiração .Se faz 6 anos de inglês desde o ginásio ,mas sai sem saber nada.Quem ama isso são as industrias do cursinho e dos cursos caros de inglês.Português também a forma de ensino tem falhas.É muito genérico e nem sempre se explica com detlahes.Biologia deveria desaparecer é genérico demais.Física deveria desaparecer é genérico demais .Quimiica também.Geografia se ensinasse mais politica global seria melhor.Agora ECONOMIA E POLÍTICA são super úteis ,pois ensinaria quem é aquela mulherzinha da nota de dinheiro e ensinaria o povo a votar direito.O governo aos 16 anos já pede para o jovem votar ,mas ele não sabe nada de politica.Na verdade a maioria sai COM RAIVA DE POLITICA.Por que a escola não ensina de como a politica é boa e util.Ai a tv só mete o pau na politica e o povo (principalmente as mulheres) pegam antipatia e desinteresse por política.No fim acredito que o segundo grau é um desastre,ele é uma industria do vestibular e do cursinho privado.Ele só empanturra de conhecimento genércio não auto-suficiente e inutil para o aluno.Preferia que so existisse até a 8 série.E depois o aluno iria trabalhar ou fazer algo melhor do que ficar 4-6 horas num banco com 40 alunos na sala,aprender algo inutil e conviver também com a ineficiencia do sistema educacional.Quem puder dar educação doméstica que então tente.Será melhor.


    RESUMO:CONHECIMENTO GENÉRICO NÃO EXISTE SE NÃO ENSINA UMA APLICAÇÃO PARA ELE.


    E por fim o que o vídeo propõe é uma revolução muito grande na educação.Acho que não é o momento.Tem que se ver os pontos que falei por exemplo.Dar uma educação realmente básica que ensine o individuo a compreender o sistema e que de algum
    a forma de sobrevivencia a ele.Se o conhecimento ensinado não entra nesses dois quesitos,ele deve ser descartado.A escola teria seu tempo reduzido até no máximo a 8 série .E até a 6 série se ela fosse mais eficiente(voce tem mais chance de perder mais tempo conversando em sala de aula do que estudando).Depois o aluno escolheria alguma forma de especialização fora da escola ou iria trabalhar como aprendiz em algum lugar.É muito melhor do que ficar aprendendo coisas que não vão servir para nada na sua vida e ficar gastando o dinheiro dos pais em algo que não traz retorno. Até hoje espero a utilidade da geometria analitica ,da biologia,da física.Ensinar conhecimento genérico não da utilidade para ninguém.

    ResponderExcluir
  2. scarlet12, concordo que ensino sem utilização não tem serventia, mas eu, como professor de matemática, não posso me dar ao luxo de dizer que meu conhecimento faz parte de uma sociedade secreta e que para alguém conhecer o que conheço, este deve passar por um ritual de iniciação. Apesar de toda incompatibilidade com o sistema, tenho o conhecimento básico para entender as coisas que me rodeiam, como por exemplo o uso impróprio da vacina: se eu não soubesse como a vacina "funciona" eu não poderia descobrir como esta me afeta.

    Claro que todo conhecimento pode ser aprendido fora de uma escola. Afinal de contas é lá que as coisas acontecem. Mas é conhecimento e isso não se perde. A única coisa que me intriga é o controle. Acredito que LER e ESCREVER sejam fundamentais e matérias como Língua Natural (a falada no país), Direito e Cívica (que ensinaria exatamente as leis criadas pelos homens e o comportamento civil da época), Política e Economia. As outras deveriam ser opcionais e ainda ocorrer quando a criança alcançasse 15 anos. Isso iria diminuir a quantidade absurda de crianças que NÂO QUEREM NADA por falta de interesse nessas matérias.

    ResponderExcluir
  3. Esse é o meu blog Caminhos da Iluminação,é um blog Universal, não deixe de conferir, abordo diversos assuntos, Ciência e conspirações, consciência e espiritualidade: Imagens de dois sois, o segundo sol, seria Nibiru,planeta X?http://blogluizcastilho.blogspot.com.br/2012/05/imagens-de-dois-sois-o-segundo-sol.html

    ResponderExcluir
  4. O polêmico Planeta X: http://blogluizcastilho.blogspot.com.br/2012/06/o-polemico-planeta-x.html

    ResponderExcluir
  5. Sobre as grandes mudanças externas do período de transição: http://blogluizcastilho.blogspot.com.br/2012/08/sobre-as-grandes-mudancas-externas-do.html

    Período de grandes mudanças, o final de um mundo de provações: http://blogluizcastilho.blogspot.com.br/2012/07/periodo-de-grandes-mudancas-o-final-de.html

    ResponderExcluir
  6. O despertar da consciência, vivendo o estado de Iluminação: http://blogluizcastilho.blogspot.com.br/2012/08/o-despertar-da-consciencia-vivendo-o.html

    Espero que goste do meu blog Caminhos da Iluminação, desejo muitas felicidades e que Deus (a consciência superior) ilumine o nosso caminho!!!
    Abraços!!!
    Luiz Castilho

    ResponderExcluir
  7. o colega acima aí mostrou pontos interessantes.

    é verdade que muito do antigo primeiro grau e 2 grau (que agora sao ensino básico e fundamental nao é?) ensina coisas que parecem despropositadas...
    mas algumas dessas que voce citou tem sim próposito e prática, mas são em áreas específicas, áreas em que só quem vai estudá-las ou trabalhar com elas que verão o proposito e o prática.

    entao acredito que o problema esteja realmente em reformular o ensino de forma a mostrar o conhecimento mínimo que ela precisará por toda a vida, como voce falou:

    - aprender sobre política, para evitarmos ou tiramos os corruptos quando estes mostrarem as asinhas (é assim a expressão?);
    - nosso infeliz direito (cheio de buracos, prolixo e complicado, mas aquele que sabe o mínimo pode defender e exigir seus direitos e cumprir com seus deveres);
    - a matemática básica com aprofundamento na matemática financeira porque nao existe nada hoje em que nao se pense em cálculos que envolvam o bolso (infelizmente a meu ver, por exatamente ser um sistema capitalista e nos condicionar a pensar que dinheiro é solução para as coisas)
    etc! são muitas as áreas de conhecimento que serão úteis por toda nossa existência neste planeta...

    e tem que se tomar cuidado também porque como ele fala no vídeo, nao se pode também radicalizar na reformulação e propor uma outra solução fixa, a verdade, eu penso, é que a reformulação a ser dada a educação é de uma total flexibilização conforme as necessidades da garotada em identificar o quer aprender para aproveitar o possível potencial dela naquela área...

    agora como fazer isto sem ela perder tempo se autodescobrindo e saber que ela será boa em cálculos, construções, leis, trato e medicação de pessoas, eu sinceramente nao tenho nem idéia...

    aí teria que se pensar em logo no ínicio abrir o leque de opções para ver o que atrai ela...

    mas também, possibilitar a ela a mudança mesmo depois de 30 anos mexendo com aquilo que ela escolheu, sabe? acho tao importante quanto abrir as opções no ínicio.

    tem coisa mais insana do que como ele falou, de voce passar mais de 15 e tantos anos estudando, moldado pra uma profissao e depois que voce começá-la ver que nada a tem a ver com voce?

    ou seja, ainda além de abrir o leque de opções quando ela esta em fase de crescimento, também é ideal flexibilizar a mudança de carreira, por assim dizer, porque, quando adulta, é que digamos existiria a maturidade para se ver onde ela realmente se encaixa, onde ela acredita poder contribuir com a sociedade. Mudança de carreira hoje é só para guerreiros e destemidos porque dependendo existem tantos contras pra se tentar...

    e nao sei cara... certas a revolução tem que ser na hora sabe?

    tipo, vamo apagar tudo e começar do zero. é ruim, muita gente vai ser prejudicada, vao reclamar e tal, mas nao sei! tentar remendar as vezes também nao é adequado... e dá marge pra se dar um jeitinho e continuar as coisas como estão...

    mas assim, por favor, me perdoem se falei muitas besteiras e insanidades... eu só o que pensei rapidamente após ver o vídeo e ler o comentário...

    acredito que o importante é dar o primeiro passo e discutir o que melhorar :) até lá são só suposições e como diriar um amigo, achismos. :D

    abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. o colega acima era a scarlet2 hehehe... só pra constar...

    ResponderExcluir
  9. @Mr_Vorian

    Concordo com o que voce disse .Não disse que o conhecimento tem que ser secreto.O que eu quero dizer é que a escola não deveria ensinar uma coisa que o aluno não vai usar de primeira.E não adianta a conversa da escola que "um dia " em alguma profissão vai usar .O sistema escolar tem que ser auto-suficiente.E para mim o resultado é que hoje as pessoas utilizam no máximo equações de primeiro grau,porcentagem,regra de tres.Não utilizam um pingo de equação de segundo grau nem trignonometria.Então para que ensinar um conhecimento genérico? Só para robotizar o jovem e fazer perder seu tempo?

    (a matemática é inteiramente conhecimento genérico.Aquele que não tem especialidade ou utilização imediata).


    Conhecimento genérico sem ensino de sua aplicação específica e util para o jovem é perda de tempo.É esquecido .Ninguém lembra de polinomios nem numeros complexos,porque não tem utilidade para o povo.Economia sim é uma forma específica de aplicar a matemática.Então deveriam tirar a matemática em excesso e focar mais na sua aplicação específica que é economia.Mas economia séria e justa.Duvido que ensinariam.


    Resultado : um menino da 6 série e um jovem do segundo grau param no mesmo lugar : Numa cadeia de fast foot. Isso porque a escola foi ruim ? NÃO.Foi porque a escola ensinou coisas que não se tem utilidade para ele.


    O segundo grau nem se fala.É um desastre e um ladrão de tempo.Quase todas as matérias são conhecimentos genéricos que não tem utilidade.Física se não tem um fim específico util que garanta a sobreviviencia do individuo deveria ser OPCIONAL.Quimica a mesma coisa.Biologia a mesma coisa.


    Então não é um problema financeiro a escola.É um mito.É um problema de ensinar coisas que não se tem necessidade de ensinar.Escola tem que focar na sobrevivência e no ensinamento das regras sociais E SÓ. Ela não tem o direito de ensinar outras coisas.


    O vídeo é bom,mas ele quer uma revolução na educação.E mesmo assim acho que não iria adiantar se inssistem em ensinar coisas inuteis.Sem contar que a elite não iria aceitar nenhuma mudança sequer.Nem as minhas que proponho qué é cortar o tempo gasto com asneiras.

    Se voce tem um filho : educação em casa é a solução menos dificil.

    ResponderExcluir
  10. A escola tem que ser auto suficiente .Não pode ensinar algo que TALVEZ terá utilidade algum dia.E na verdade nem terá porque não basta ensinar só matemática sem ensinar a economia e de COMO se aplica na economia.


    Ela deve ensinar o importante para o hoje e o real. E só.

    Se fosse assim a escola não deveria passar dos 14 anos de idade.Depois disso o moleque virava aprendiz em alguma coisa ou dava retorno financeiro a familia.É muito melhor do que gastar o tempo-dinheiro da familia enfiando o moleque numa estrutura sucateada para aprender coisas inuteis para a sua realidade.

    ResponderExcluir
  11. Pelo que os colegas estão falando, o que acho interessante então é a escola ser mais técnica, ou seja, mais prática ao invés de só teórica. Em vez de ficar cabulando tempo na sala de aula imaginando como "poderia ser", ficar em um "labolatório" vendo como as coisas "realmente são", aprendendo algo útil de verdade, seria algo parecido com o temos nos SENAC e SEBRAE por aí. O cara aprende fazendo algo que lhe dará um retorno mais imediato. A faculdade neste meu ponto de vista então, seria um lugar de especialização somente.

    Por exemplo... Nas aulas de biologia neste sistema mais "prático" o aluno colocaria a "mão na massa" fazendo experimentos simples como o famoso "feijão no algodão" em diante, na faculdade ele poderia se especializar em agronomia, veterinária, medicina etc...

    As aulas de português teriam que ser voltadas para a redação e gramatica, o aluno teria que produzir , analisar e editar, impressos, contos, revistas, jornais etc...

    As aulas de desenho poderiam ser uma introdução ao design e engenharia. O aluno na escola faria maquetes e projetaria pequenas esculturas. (olha aí scarlet12, o uso da trigonometria e geometria de forma prática). Na faculdade construiria prédios.

    Realmente seria uma escola mais interessante....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Aragem ,concordo,mas acho que mesmo assim a escola não deveria tomar muito o tempo do jovem e deixar uma boa parte das matérias opcionais.Na minha opinião a escola só tem o direito de ensinar duas coisas : ensinar as regras coletivas (leis e politica e economia e o governo) e conhecimento básico para se ter uma vida razoável.

      Se o cara não quer aprender engenharia então porque ensinar matemática avançada? Ou biologia já que ele não vai ser biólogo?(Já que as pessoas se lembram mais do cursos de ciencias do primeiro grau do que qualquer coisa de biologia).

      Se fosse por mim o segundo grau seria descartado(ele é um industria do vestibular) e o primeiro grau sofreria alterações.Colocaria no lugar um conhecimento prático que GARANTA uma vida razoável ao jovem.

      Mas assim quebraria todo o jogo.Conspiração? Na minha opinião sim .Uma escola que enche o aluno de conhecimento genérico sem utilidade rende mão-de-obra barata para as corporações podres do mundo como as de comida rápida e supermercados.Infelizmente as pessoas caem na conversa de falta de dinheiro.Por mais dinheiro neste sistema educacional só iria deixar os jovens mais doentes e não resolveria os problemas da educação.

      Excluir
  12. um pouco mais sobre a minha teoria louca e sem noção.... MKULTRA COMO BLOGUEIROS DO DESPERTAR ! UHuhhuahuahua


    http://truthernews.wordpress.com/2012/02/16/alex-jones-cancels-speaking-tour-after-exposure-as-stratfor-double-agent/



    bjs,
    safadinho!

    ResponderExcluir
  13. Please pass trough this message to all your family and friends.

    http://ograndesinal.blogspot.pt/2012/09/httpwww.html

    http://ograndesinal.blogspot.pt/2012/10/plano-global-para-dizimar-populacao.html

    http://ograndesinal.blogspot.pt/2012/10/o-segundo-selo-3-guerra-mundial.html

    GOD Bless You

    ps consult the Book of Truth for more insight available at the blog

    ResponderExcluir
  14. Rodrigo, você conhece a história que os annunakis contaram sobre o duelo dos Deuses, no qual Tiamat foi derrotada por Nibiru? Pois bem, olha essa notícia, ela afirma que pesquisadores concluem que a lua originou-se do impacto entre a terra e outro planeta.

    noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/10/17/lua-surgiu-do-choque-da-terra-com-outro-planeta-sugere-pesquisa.htm

    ResponderExcluir
  15. A única coisa que uma escola quer é ter mais alunos. Ela se preocupa com o ranking e com a avaliação do MEC. Se os educadores que trabalham no colégios se importassem com os alunos o modelo seria totalmente outro, cada escola seria LIVRE para criar seus PRÓPRIOS métodos de ensino. Mas não é assim, há um padrão convencional que visa moldar o aluno para o mercado de trabalho. A estrutura organizacional de uma empresa é muito semelhante a de uma escola, os alunos desempenham um papel designado a eles, sem direito de escolha. Eles não podem escolher a classe, as matérias, os professores e as vezes até amigos (vide bullying). Em vez de um salário eles ganham uma nota. Isso é motivação ZERO para aprender alguma coisa de fato. A escola deveria despertar curiosidade sobre as coisas, deveria se relacionar com o mundo. Mas ela é um universo fechado em si mesma, existe apenas para cumprir sua própria agenda. Eu acho um enorme desperdício de tempo das crianças e adolescentes, que poderiam estar aprendendo muito mais de uma maneira natural e livre. A escola é mesmo uma fábrica. Ela cria gente que não critica nada, sem criatividade e com pensamento padronizado. Ótimo vídeo... Você sabe onde tem essa palestra completa?

    ResponderExcluir
  16. URGENTE | La cuenta del proyecto Goliath en twitter (@ProyectoGoliath) ha sido censurada por compartir la credencial de reportero freelance 2012 (https://twitter.com/ProyectoGoliath), un herramienta muy útil para evitar la censura del 14M o de cualquier otro suceso. No te quedes sin hacer nada y difunde este atentado contra tus intereses. AYUDANOS A QUE SE HAGA JUSTICIA.

    DESCARGAR CREDENCIAL REPORTERO FREELANCE GRATIS Y AHORA:

    http://proyectgoliath.wordpress.com/

    ESTIMAD@ colega de WordPress el mensaje de arriba ES IGUAL PARA TODOS,pero en tu caso necesitamos ayuda personalizada…

    Hace apenas 2 horas intercambiamos un par de twitts… Ahora estamos censurados…
    Estamos tratando de difundir lo sucedido en twitter a traves de los diferentes contactos a nuestra disposicion.

    Te rogamos que nos ayudes !!!

    Enviando twitts a los diferentes colectivos y personas que nos siguen en la cuenta de twitter, o a quienes tu creas conveniente… Para invertir el efecto de esta terrible falta de difusion libre y licita.

    Nuestra objetivo mas importante NO es publicitar nuestro problema actual, sino evitar que se impida la difusion de la credencial de reportero freelance, verdadero y unico motivo de esta nauseabunda censura.

    Agradeciendo de antemano el tiempo dedicado a leer este mensaje, recibe un caluroso saludo

    Proyecto Goliath

    Pd: El tiempo corre en nuestra contra, 48h para la huelga del 14N.

    Lamento la falta de acentuacion, uso un teclado extranjero.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...