sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A "ciência" como regra e o contraste por frases sábias.



A "ciência" dos seres humanos, dessa sociedade deste PLANETÓIDE minúúúsculo provou MUITO mais que esteve errada durante toda a sua história do que certa.

Bom, vendo dessa forma, podemos perceber que a ciência foi uma "MUTANTE constante".

A cada novo conceito, surge uma nova teoria. Para um ser pensante, melhorar essa teoria vai depender de como ele amadurece o novo conceito.

O problema da "ciência" dos seres "pensantes" desse planetinha é que se estabeleceram regras e normas. Se estabeleram entidades "reguladoras" que DITAM o que é e o que não é "credível" por parte dessa "ciência".

Se pensar é basicamente o que constrói as teorias, porque "frear" algum pensamento só porque não está dentro dos "padrões". Bom, se você pensar "fora da caixa" ou desse padrão social, então você é um "louco".

Engraçado porque a sociedade se habituou em ter TUDO pronto. Já perceberam? A criança vai à escola aprender o que já está pronto. Daí cresce e vai à faculdade aprender o que já está pronto. E para que seus pais se orgulhem, ele precisa ter o diploma para enfim conseguir um "bom" emprego e ser "bem" visto na sociedade dos seres humanos. Os seres mais sábios desse planetóide. Que maravilha heim?!! Um "vencedor"!

Sim, eu trilhei por esse caminho também. Mas comecei a me sentir dentro de uma "bolha", preso, sufocado.

Essa sociedade de seres humanos está completamente condicionada a não mais praticar uma coisa chamada: "Introspecção". Que é na verdade deixar  fluir o pensamento sem restrições ou regras. E como disse Einstein: "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original".

E Einstein, além de inteligente era muito sábio. Ele percebeu que os conceitos que tinhamos sobre as coisas, poderiam mudar de acordo com uma nova forma de entender aquela coisa. Daí ele disse sabiamente mais outra coisa: "A imaginação é mais importante que o conhecimento". Sim! Taí uma verdade irrefutável porém completamente flexível. Aliás, as duas frases são assim.

Uma outra frase perfeita de Einstein foi: "Expando minha mente até ela chegar ao tamanho do universo". Portanto, estabelecer regras ao pensamento é o mesmo que dógma. Portanto, Einstein também disse: "A tradição é a personalidade dos imbecis". E faz muito sentido (rs).

Socrates, o filósofo ateniense, refletiu por anos, praticamente toda a sua vida pra chegar a uma simples e sábia conclusão, e dizer: "Só sei que nada sei".  Interessante não!?

Continuando com Einstein, podemos então contrastar os que tanto veneram o que é chamado de "ciência", pois as instituições que regem e ditam o que nossa sociedade tem que acreditar ou não são o alicerce dos padrões da sociedade "moderna" (rs).

Vejamos o que mais disse esse senhor:  "A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro".

"Se os fatos não se encaixam na teoria, modifique os fatos".

"Se a princípio, a idéia não é absurda, então não há esperança para ela".

"O único que interfere na minha aprendizagem é a minha educação".

Einstein com certeza não trabalharia na Nasa ... (rs).

Outro grande filósofo, foi Aristóteles que disse: "O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete".

E porque eu disse que Einstein era não apenas inteligente, mas sábio também? Porque ele entendia a diferença de entender e repetir. Daí outra grande frase de Aristóteles se encaixa perfeitamente: "A inteligência é a insolência educada".

Então, ... o que define um cientísta? Pra mim, todo ser que se permite sem restrições, regras ou normas, pensar e refletir de acordo com aquilo que sente, é um livre pensador. E o simples fato de não definir nada concretamente o torna sensato e equilibrado. Seria o mesmo que um cientísta sem "dógmas" científicos, um cientísta holístico!

Um pensador e escritor irlandês, Oscar Wilde disse: "Muitas pessoas são outras pessoas. Seus pensamentos são opiniões de outros, suas vidas uma imitação, suas paixões, uma citação". Sim, faz todo sentido! Cada vez mais, vemos pessoas assim. Quando surge uma nova teoria no "mundo científico", todos se preocupam em quem postulou tal teoria ao invéz de refletir sobre os conceitos de tal teoria. Ah! Se foi um cientísta da Nasa, então podemos e devemos dar crédito (?!). E pra isso temos uma boa frase: "As pessoas não debatem conteúdo, apenas os rótulos" - Mario de Andrade. Exatamente!!!

Com tantas instituíções regrando a ciência e postulando uma "linha" de raciocínio, fica difícil alguém se manter livre. Daí muitos se "rebelam" por não compreenderem e "pulam" no outro lado do abismo. A religião, outra prisão para a mente. Se você não tem religião e declara isso para as pessoas, todos já começam a te olhar "torto". Vixe! O cara é ateu! Mas ... o que vem a ser o ateísmo? Pela definição da palavra seria algo como uma rejeição ou ausência da crença na existência de divindades e outros seres sobrenaturais, ou a convicção de que deus não existe. Hum ... mas um livre pesador PODE pensar assim, e daí? Isso não o conflita, apenas o faz PENSAR! Aliás, ele não é convícto de coisa alguma. Percebe-se então que há REGRAS e NORMAS para se crer, também do lado religioso dentro dessa sociedade.

Contrastando com o conceito da palavra "sobrenatural", pergunto: O que está acima ou abaixo da natureza??? Aliás, o que sabemos sobre a natureza para fazermos tal afirmação??? Bom, a medida que vamos entendendo, refletindo, contrastando e sentindo, a natureza vai tomando novas formas, ou seja, ela se apresenta sempre com uma nova perspectiva. E assim não há conflito!  A natureza é parte do todo e/ou o próprio todo, assim como você e eu. Mas se você impõe regras e padrões em sua forma de pensar, como poderá APRENDER??? Como poderá MUDAR??? Como poderá INOVAR??? Como poderá ser LIVRE???


Apenas uma reflexão ...

9 comentários:

  1. E muito boa a sua reflexão, pois é o que vemos todo dia acontecendo até aqui onde seria um lugar de mentes abertas.Só podemos aprender se abrir-mos espaço pro novo e inusitado. Ainda bem que existe esse espaço e outros de igual quilate, senão seria um pouco mais difícil e muito mais solitário.
    Abraços
    SENAM

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, como sei que Vc não cre em coincidencias, eu te diria que justo antes de abrir teu blog eu estava lendo um conto aqui-
    http://hypescience.com/herdeiro-dos-ventos-conto-de-ficcao-cientifica-mustafa-ali-kanso/comment-page-1/#comment-164706 o qual achei lindo e em seguida vim pra ca e vejo essa bela reflexão. Não ha coincidencia mas consequencia.
    Abraços
    SENAM

    ResponderExcluir
  3. Fala SENAN...!!! Bom, pense na mente como um copo. Agora pense nesse copo cheio com algum líquido. Por exemplo: Água. Agora, pense que nesse copo vc queira colocar outro líquido ou até mesmo outra água. Para que vc consiga colocar outro líquido é preciso retirar o líquido anterior do copo para não derramar. Podemos fazer uma analogia com nossa mente. Se vc preenche sua mente e não há espaços para mais nada, como poderá colocar um novo conteúdo sem criar algum conflito? Ou seja, Se sua cabeça estiver cheia com várias coisas, não entrarão coisas novas que você queira aprender.

    É preciso trabalhar a humildade para ser sincero consigo mesmo. A humildade é flexível e não cria conflitos. A humildade é o instrumento que te faz aprender enquanto o orgulho é o instrumento que te faz se ofender.

    O pensamento é um fluído. Não podemos vê-lo mas sabemos que ele existe, pois pensamos. Na verdade, ele é tudo o que existe.

    Então comparando com um fluído como a agua, é simples de observar sem nenhum conflito que a agua que não é dura nem rígida, se molda e se adapta e cria contornos tranquilamente. Já uma pedra rígida e dura, ou quebra o ambiente ou se quebra. Por isso o "cabeça dura" se ofende e "quebra"!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. 11-11-11 > SAIA DA INCONSCIÊNCIA ; NÃO TENHA APENAS CIÊNCIA ; SEJA A NOVA CONSCIÊNCIA !
    DEPOIS DA MANCHA 1334 + BLACK HOLE + UFO CREIO QUE TEREMOS O CONHECIMENTO ÚNICO DA NOSSA REALIDADE. QUE TODOS SE SALVEM E NINGUÉM SE PERCA !

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, permita-me fazer destas palavras as minhas. Já tive uma vida muito boa, muito boa mesmo, mas como no colocado no texto: "Sim, eu trilhei por esse caminho também. Mas comecei a me sentir dentro de uma "bolha", preso, sufocado", e a partir daí comecei a andar à margem do sistema. Queiramos ou não, estamos inseridos nele, mas isto não quer dizer que temos que aceitá-lo. E eu não o aceito mais. Isto tem um preço, ele é alto e é preciso estar consciente disto e disposto a pagá-lo. Estou pagando este preço hoje mas não me arrependo em nenhum momento.
    Esta reflexão carrego comigo no pessoal, social e profissional e, principalmente no profissional, onde um quer engolir o outro, não tenho que ter a você ou outra pessoa como minha concorrente, um obstáculo a ser vencido, jogar como numa competição. Tudo hoje se tornou competição. Se você é este vencedor, recebe-se por isto as glórias e a medalha de ouro, mas se você for o vice, leva a medalha de prata e entra na lista como: Segundo lugar significa o primeiro perdedor. Este é o sistema e é assim que ele determina que funcione as coisas.
    Profissionalmente, faço uma analogia contrastando com um programa na TV que se chama " O Aprendiz", onde existe uma arrogância por parte dos protagonistas como se somente eles fosse os donos da verdade, impondo humilhação aos demais participantes. Por outro lado, que se sujeita a isto, seja por dinheiro, notoriedade ou fama, estão merecendo estas humilhações.
    São os conceitos pré estabelecidos que o sistema determina e quem não os seguem, automaticamente estarão fora, tratados como marginais, derrotados e como simples números em estatísticos, e não mais seres humanos.
    E assim para todos os níveis: Pessoal, Social e Profissional, pois o lado humano e espiritual simplesmente não existem mais.
    Grande abraço e bom feriadão a todos.

    ResponderExcluir
  6. Fala Robledo... disse tudo... e eu adiciono apenas o seguinte que mata a charada: Para o sistema não somos seres humanos, somos consumidores, clientes e números em estatísticas...


    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Rodrigo, lendo seu texto lembrei de uma frase que li mas não a autoria:
    "Maldito seja o idiota que diz ter certeza de alguma coisa"

    ResponderExcluir
  8. Que texto lindo de se ler, dá vontade de imprimir cópias e sair distribuindo na rua! Quer saber, acho que vou fazer isso um dia.
    As vezes canso de tentar conversar com determinadas pessoas, percebo que a mente delas é tão quadrada e fechada devido os conceitos implantados que nada que está lá dentro muda senão sair algo primeiro. Foi mais ou menos o que vc disse do copo de água.
    E realmente as pessoas costumam se preocupar mais em rotular do que refeltir sobre o tema: "o q? vc n come carne? mas pq???" "vc n vai na igreja, mas pq?" Ai quando vc pergunta "E vc faz isso pq?" Elas respondem "Pq todo mundo faz ué" ou "Pq tem q ser assim". Dói no Rim ouvir isso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. oi Red cat!!! é isso mesmo... tbm sinto isso que vc disse na pele... e se vc tenta explicar que crença é programa, daí só falta te internarem num hospício... o que poucos fazem se torna loucura, insanidade pela maioria...

    Se vc está a um passo a frente, vc é um gênio, se estiver a dois passos, então vc é um louco!...

    obrigado Red cat!... abração!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...