Pois é ... incrível não?! Num post anterior, escrevi sobre: "Você está consciente ou inconsciente", tentando chamar a atenção para o como estamos "ligados no automático" e nem notamos. Vivemos num mundo sistemico cheio de regras, normas, leis etc etc ... E defendemos tudo isso como um lema: "Nosso sistema, nossa vida". Um cético critica um crente por crer em algo que não pode provar, mas o cético CRÊ no sistema em que vive cegamente. Ou seja, é um cético sem consciencia de sua "fé". Deu na mesma! O resultado de uma "equação" sem resultado. Um paradoxo! Daí lembro do cachorro correndo atrás do próprio rabo ... e imagino com certo humor: O que será que esse cachorro tá pensando? Será que ele tem fé que realmente irá alcançar o rabo? (rs).
Enfim, um estudo muito recente foi publicado na "Natural News" que constatou que 95% das pessoas são "Sheeple". Ou seja, possuem um comportamento de "Sheeple".
E o que vem a ser um "Sheeple"??? Pra simplificar, peguei a definição do Wikipedia mesmo.
"Sheeple, do inglês Sheep (ovelha) + People (Pessoas), é um termo pejorativo o qual atribui o comportamento de um rebanho de ovelhas de seguirem umas as outras ao fato de que as pessoas acreditam no que é dito sem uma pesquisa prévia sobre o assunto, o conceito de uma pessoa simplesmente seguir ordens de uma pessoa que parece confiável ou uma autoridade, o termo sheeple é constantemente utilizado nos cenários políticos e religiosos."
SHEEPLE!!!
Há 3 tipos de ignorantes:
O primeiro é o ignorante que apenas não sabe de algo.
O segundo é o ignorante que não sabe de algo e não lhe interessa saber nada desse algo.
E o terceiro é o ignorante que não sabe, não lhe interessa saber e ele ainda tem raiva dos que se interessam em saber. Daí ele se torna o ignorante do ignorante. Além de ignorar, é complacente, tira sarro de algo que ele mesmo não entende, pois nunca investigou. Se conforma com o ambiente em que vive, até porque desde que ele nasceu, as coisas são como são. E sua ignorância ingênua (naive), o torna cada vez mais auto-sádico (self-sadistic). Uma verdadeira OVELHA mesmo ... !!!
Cuidado! Se você defende uma crença cegamente, e digo cegamente pois você mesmo nunca pesquisou mais a fundo o porque acreditar nela, então você se enquadra nesse perfil de "Sheeple".
Romper com uma crença é como quebrar um sistema, desinstalar um programa. E a apartir daí, é você que comanda sua vida, sua crença, e pode evoluir todas suas premissas baseadas na sua consciencia. Você pára de afirmar e aprende a REFLETIR !!! Resumindo ... Você PENSA por si mesmo e deixa de ser um escravo!
Rodrigo, o problema é se você caminhar pelos sertões, pelo interior (zona rural), ou mesmo pela periferia das cidades, vai encontrar muitas pessoas moldadas por um sistema educativo público e cultural medíocre, nascidas em lares mal estruturados, onde há violência doméstica e fofocas, onde a criança e o jovem aprendem (na TV é claro) que as únicas maneiras (sem esforço é claro) para sair daquela situação é se envolvendo em situações onde apareçam e se tornam famosos (mundo das celebridades), a prostituição e o consumo de bebidas e drogas (incluindo aí alguns tipos de música e dança também). A fonte de cultura do pai de família é um jornalzinho do tipo diário (impresso) que só tem desgraça, mulher pelada e futebol. Vende que é uma beleza. Daí quem se habilita a trabalhar honestamente 6 dias por semana, ganhando salário mínimo e pegando 2 conduções prá ir e 2 prá voltar? É uma situação complicada. É um outro mundo, e é aí que mora a manada, que nas horas de folga vai procurar um culto religioso para amenizar as dores e o sofrimento que não cessa. Isso, quando não está sendo desrespeitado como cidadão ou quando não está em filas de hospitais lotados e sem um mínimo de condições para atendimento. É um ciclo vicioso, difícil de sair. Talvez isso tenha que ser feito nas bases, com a criançada, com a juventude. Com adultos, a mudança fica muito mais difícil...
ResponderExcluiropa Fernando... eu entendo o que vc quer dizer... crença, qualquer uma que seja, funciona como um programa. A crença é algo cujo o qual vc acredita, vc dá valor, importancia, crédito a esse conceito ou idéia... Uma pessoa nasce em e cresce num meio onde ela recebe toda a informação que a molda para uma "realidade"...suas idéias e conceitos são baseados nessa informaçào do meio em que vive... Um exemplo: Uma pessoa que nasce em uma ilha deserta, cresce lá e aprende tudo de lá... não sabe e não tem informaçào alguma de fora dessa ilha... sua realidade é outra bem distante de uma que nasce na cidade onde tem regras, normas, leis, religiões, crenças e etc... ou seja, a informação de um e de outro é diferente e portanto suas crenças tbm... seus programas são bem diferentes... defender uma crença, lutar por ela, morrer por ela é fruto da estupidez da própria idéia. Podemos teorizar, conceituar, idealizar, desejar livremente, mas devemos nos perguntar, questionar sempre quando há algo que intrinsecamente não parece "bem"... o aprendizado acontece mesmo quando não de erra... não precisamos causar caos para obter harmonia se antes compreendermos que não há caos no universo... o caos está na nossa ignorancia... se aceitamos essa premissa de coração e mente aberta, sem pré-conceitos, apenas pensar abertamente sobre isso, pensar abertamente na possibilidade de estarmos distorcendo tudo e que há uma possibilidade de estarmos fazendo algo que não está funcionando... daí, é hora de se pensar: "será que não é hora de mudar o velho"??? Já não é hora de buscarmos o novo??? E assim é o tempo todo no aprendizado. A transformação do ser que discerne é sua auto-transformação, sua compreenção diante de si mesmo entre o todo... não há separação... o ser é uma ilusão do ego... e entender é transformar o que há.
ResponderExcluirAbraço!
Não se precisa buscar na "peri" as tais ovelhas, conheço muita gente "boa", com bom colegio, casa, e emprego bom, que vive baixando a cabeça pras tais regras. Um abraço.
ResponderExcluir95%? Considerando o número de pessoas despertas que não tem nenhuma influência no controle da humanidade, não devemos nem chegar nos 1%. O resto são os ricaços e "intelectuais" que ditam as regras desse mundo.
ResponderExcluirOlá Rodrigo! Tenho acompanhado seu blog e estou tentando ler todas as matérias que já foram publicadas (principalmente as que ainda não tenho conhecimento) e me identifico muito com o conteúdo. Primeiramente, sou (somos) muito grata por você compartilhar matérias e assuntos tão importantes para nosso conhecimento e segundo, gostaria de convidá-lo a participar de nosso grupo do facebook onde compartilhamos todas as novidades e assuntos interessante que encontramos pela web. Lá se encontram o pessoal dos blogs AB Origene, Filosofia Imotal e pessoas afins. Inclusive o nome do grupo é o AB Origine e conta com 47 membros famintos de informação....hahahahaha. Brincadeiras a parte, seria enriquecedor tê-lo conosco compartilhando de suas descobertas. Um grande abraço!
ResponderExcluirCarolina.
Oi Rodrigo! È mesmo de amargar!O pior é que é verdade,um fato ,essa "Sídrome de Sheeple" ...Rs .. rs .. É totalmente inerente a configuração humana,é quase uma marca de "Caim" na humanidade,sabe-se lá a origem real desse aspecto ,dos seres que se dizem inteligentes nesse planeta!Abraço fraterno
ResponderExcluirOlá Carolina... bom, infelizmente eu não tenho perfil no Facebook e sinceramente não tenho interesse em ter um... mas fico muito feliz que saber que existem pessoas como vc menciona nesse grupo de vcs... que legal!!! Bom, é óbvio que eu adoraria fazer parte se eu tivesse um perfil... de qq forma, se vcs puderem expor de alguma forma o endereço do blog, eu ficaria bastante grato... o importante é divulgar links onde as pessoas possam acessam as informações que não são divulgadas nas mídias convencionais... Enfim, deixo o meu muito obrigado pelo convite e seja sempre bem vinda!
ResponderExcluirAbração!!!
=================
Oi Sucris...
A origem é desde que o EGO de um contaminou a muitos com a ilusão da exclusividade e d poder... Idiotice!...rs...
Grande abraço!
Pode deixar amigo, já postei matérias suas lá com os devidos créditos e estou sempre falando bem dos conteúdos. Seu blog consta na minha barra de favoritos, sempre que eu ver alguma novidade interessante p/ o grupo vou linká-la no face, da mesma maneira que eu ver algum assunto interessante que queira ver, vou linká-lo p vc tb! A seguir, vou deixar o endereço dos blogs dos outros amigos caso vc tenha interesse em ler o conteúdo deles, vale muito a pena! Abraços!
ResponderExcluirhttp://aborigine42.blogspot.com
http://filosofiaimortal.blogspot.com/
Ok Carolina, já adicionei os blogs na lista de "informação alternativa"...
ResponderExcluirObrigado!
Abração!
Acho q saber das coisas as vezes é até pior. Pq vc passa a vida toda tentando mudar, não consegue, e morre infeliz. Então é preferivel ser uma ovelha feliz doq um "sabido" infeliz... No final o ignorante infeliz é o q sabe.
ResponderExcluirkkkkkkkk.... puts!!! Que coemtário "espetacular"... esse assina embaixo que é um SHEEPLE e é feliz assim... e ainda diz que os que sabem não são felizes como ele é... Uma ovelha feliz e sincera...ah! e obediente, claro!
ResponderExcluirObrigado Rodrigo.... Esse é o nosso unico objetivo aqui na terra, não é mesmo? Ser Feliz...
ResponderExcluirPobre daqueles q pra ser feliz precisam mudar o mundo inteiro...
rs... Anonimo... como diz aquela frase: "Cada cabeça, uma sentença"... Vc tem a liberdade de escolher o que quiser pra pensar de quem vc quiser o do assunto que quiser e isso meu camarada, vai apenas mudar o SEU mundo... Por tanto, o que EU penso e faço é algo que muda o MEU mundo... não pretendo e nem nunca pretendi mudar o mundo de ninguém e muito menos ainda o seu...
ResponderExcluirPense no que vc fala, pois reflete diretamente naquilo que vc é...
Vire um manipulador de ovelhas.
ResponderExcluir